DIFERENÇA ENTRE CARPINTEIRO E MARCENEIRO

Por vezes não é fácil ter a noção da diferença entre marceneiros e carpinteiros, já que ambos trabalham a madeira.

Por isso, falamos hoje das principais características que permitem a distinção entre estes dois ofícios que aparentam ser tão semelhantes mas não o são, tanto nos requisitos técnicos como no trabalho final resultante.

O Trabalho do Marceneiro

A marcenaria dedica-se quase exclusivamente ao trabalho e fabrico de móveis, assim como a criação, conservação e restauro de objectos decorativos em madeira.

Portanto, o trabalho de um marceneiro é substancialmente mais fino e artesanal do que o trabalho de carpintaria, o que faz a diferença entre marceneiros e carpinteiros.

Assim, através de técnicas especificas e uso de ferramentas manuais, o marceneiro irá criar as peças fazendo recurso sobretudo a madeiras nobres.

Importa salientar que apesar do marceneiro ser considerado um artesão, nos dias hoje é comum usar bastante maquinaria para grande parte do seu trabalho.

Por seu turno, o trabalho do marceneiro deriva essencialmente do trabalho do antigo artesão moveleiro, que por sua vez tem origem no trabalho do carpinteiro.

O Trabalho do Carpinteiro

A carpintaria trabalha essencialmente com a madeira maciça no seu estado natural. Assim, o trabalho do carpinteiro é essencial quer na construção civil como na construção naval.

O seu ofício exige conhecimentos de geometria e grande precisão técnica, assim como o conhecimento dos diferentes materiais e técnicas para trabalhar a madeira em estado bruto, sendo esta uma diferença entre marceneiros e carpinteiros.

O ofício da carpintaria vem já desde os primórdios da humanidade e abrange desde a construção de telhados, escadas, portas, soalhos até obras de muito maior dimensão que poderemos encontrar, por exemplo, na construção naval.

 

Agora que distinguimos os dois principais tipos de profissionais que trabalham a madeira, esclarecendo qual a diferença entre marceneiros e carpinteiros, poderá contratar convenientemente um profissional indicado para a finalidade que pretende e saber qual a diferença entre marceneiros e carpinteiros.